Política para todos

Quem nunca ouviu alguém citar que a ruína do Brasil são os políticos? Eu aposto que você já ouviu isso, ou sabe o quanto é comum esse argumento de jogar a nossa desgraça nas mãos desses "representantes do povo". Se ainda duvida, aborde um cidadão brasileiro e o questione sobre o que ele acha em relação aos políticos, e então verá a  veracidade nisso que aqui falamos.
Mas a todos que tem esse pensamento como base de sua defesa, lhe afirmamos que você e todos nós somos parte do problema, pois deixamos que as falhas democráticas ganhassem espaço como parte da nossa cultura, "o país do carnaval e da libertinagem política".
Vemos os termos ladrão, corrupto e  mentiroso como apenas sinônimos de políticos, mostrando assim, que não damos a devida preocupação necessária sobre aqueles que viriam ser nossos representantes, deixamos cair no conformismo. Não me prendo apenas ao conformismo mas também a ignorância.
Um povo desinformado é um povo indefeso e não possuidor do senso crítico, que é a arma contra  esses aproveitadores. A informação está em toda parte e isso é importante para nós, porém ainda somos em grande parte analfabetos politicamente, sendo que deveríamos ter mais conhecimento para lidar contra este abuso desenfreado de nossos direitos.
O caos político está em toda parte e temos o contato com ele diariamente, como o aumento de sua conta, aumento de seus impostos, aquele salário que não veio esse mês e nas pequenas coisas que sofremos no dia-a-dia para alimentar esse ciclo sem fim. Para que isso aconteça sem nossa total percepção, somos manipulados e levados a ser ignorantes, detentores do senso comum e supostamente incapazes de notar que nós somos os nossos representantes e saber que aquele político tá lá porque nós queremos, e sua função e trabalhar em conjunto com o povo para juntos voltarmos a ser apenas o país do carnaval, da alegria, da diversidade, do samba, mpb e da cultura que merece ser respeitada como qualquer outra.
A questão é que precisamos ser atentos, questionadores, ter entendimento político, mesmo que o básico e desde cedo incentivar nossos jovens a lutar nessa causa, para que estejam preparados não sò para o futuro, mas a realidade vivida atualmente em que todos são afetados.
Ainda temos tempo de mudar o jogo a nosso favor e mostrar que todos podem e são capazes de fazer uma pátria melhor, juntos.

Produzido por: Grupo 7 - Thiago, Tallyta e Rikelb

Comentários

  1. Esse senso crítico é que importante que os jovens tenham e quanto mais cedo melhor. No país do "jeitinho" e das pequenas e grandes corrupções, a conscientização política e social é super importante e vocês provam que estão a cada dia vale a pena ser professora.
    Valeu, beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um pouco sobre os personagens do documentário "lixo extraordinário"

Hesíodo e a Musa

Exercícios sobre o filme "A cor púrpura"